sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Resgatar um elo nutricional abandonado

João Carlos,

Na dinâmica global existe uma redução maciça do consumo de frutas e verduras como conseqüência provável de uma economia forte e bem sucedida dando preferência para outros produtos que permitem maior agregação de valores. Estes produtos processados mais caros financiam uma mídia que ajuda a mudar os hábitos dos consumidores perdendo o interesse por
frutas e verduras.

Poucas frutas são boas para a economia industrial como as laranjas que facilmente podem virar sucos e ser exportada atingindo consumidores em outros continentes.

As frutas em geral não favorecem muito as grandes empresas e investimento de capital uma vez que podem ser produzidas por pequenos produtores logisticamente alocados perto dos consumidores.

A Frutificação Pública visa a resgatar um elo nutricional abandonado ou postergado pelas forças econômicas.

Os mais velhos possuem maiores raízes culturais associadas ao consumo de frutas enquanto os mais novos estão sendo criados longe das frutas e verduras perdendo grandes elos nutricionais importantes na manutenção de dietas mais saudáveis e apropriadas.

A Frutificação Pública pode ser visto como um atalho no resgate de valores importantes não somente nutricional como de cidadania e ordenamento comunitário em prol do bem comum.

Saudações ambientais,

Elson

Elson Silva, PhD
Av. Dr. Julio Soares de Arruda, 838
Parque São Quirino
13088-300 Campinas, SP, Brazil
Phone 55 *19 3256-7265
Email: el_silva@uol.com.br
http://frutificacaopublica.blogspot.com/

Nenhum comentário: