segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Mandamentos da Lei da Natureza (Em estudo V3)

Mandamentos da Lei da Natureza (Em estudo V3)

1. CORPO: Cuidar do meu corpo como o bem mais valioso que herdei da Natureza.

a. Manter o peso adequado para a minha altura. Índice de Massa Corpórea (Peso (kg)/Altura (m) ao quadrado) - 18-25 normal, 25-30 excesso de peso, acima de 30 obeso
b. Manter uma atividade física constante (20 min de atividade intensa 3 vezes por semana ou 50 min. de caminhada 5 vezes por semana)
c. Praticar esportes e caminhadas assiduamente
d. Praticar atividades intelectuais para manter o meu cérebro sempre ativo e eficiente.
e. Comer bastantes frutas e verduras
f. Comer bem poucos alimentos processados
g. Não fumar
h. Não usar drogas, ou objetos estranhos que afete a minha saúde.
i. Beber bebida alcoólica o mínimo possível.
j. Evitar a promiscuidade sexual
k. Ajudar as crianças e os idosos
l. Dirigir com responsabilidade para que erros evitáveis afetem pessoas inocentes.

2. AMBIENTE: Cuidar dos bens públicos com zelo como se fossem meus, mas pertencem a todos:

a. Não jogar papel ou lixo em áreas públicas
b. Não danificar as áreas e bens públicos
c. Respeitar e preservar os animais e plantas selvagens.
d. Não poluir os rios e lagos
e. Ajudar na coleta de lixo e recicláveis
f. Não desperdiçar água, luz, alimentos, e tudo que possa ser usado racionalmente.

3. MORAL: Valorizar os princípios da Honestidade e Responsabilidade

a. Valorizar a honestidade como o principio mais sagrado da convivência humana.
b. Não quero para mim o que não me pertence
c. Preciso cumprir as minhas obrigações e responsabilidades
d. Preciso ajudar o meu país a dividir melhores os bens para que todos possam ter vidas dignas
e. Preciso ajudar a combater a criminalidade tanto dos que usam as armas quanto as canetas.
f. Como servidor público não devo abusar do poder em benefício próprio ou coletivo aumentando os ganhos e reduzindo as obrigações.
g. A solidariedade dignifica a existência humana e enaltece o relacionamento entre as pessoas.

4. APRENDIZADO: Valorizar a educação e a inteligência humana

a. Pessoas mais esclarecidas ajudam a entender mais a vida em andamento
b. Na escola se aprende os valores importantes da sociedade e da Natureza
c. Na escola se criam as comunidades de amizades para o futuro
d. Na escola se adquirem os princípios importantes para uma vida futura bem sucedida e feliz
e. Na escola se aprende a valorizar o corpo saudável, os bens públicos de todos, e a honestidade para uma vida coletiva.
f. Na escola a ciência ensina o funcionamento da Natureza, e quanto mais sabemos melhor poderemos escolher os caminhos rumo a eternidade, pois o milagre ou a fórmula mágica se chama VIDA. EM EQUILIBRIO.

5. ECONOMIA; precisamos aprender sobre a necessidade da troca de
valores na sociedade

a. O dinheiro é importante para pagar a despesas do dia a dia.
b. A falta de dinheiro representa um problema para o individuo na
sociedade
c. O excesso de dinheiro trás dificuldades na vida social.
d. O objetivo da vida não é acumular riquezas, mas viver em equilíbrio e ter vidas duradouras.
e. Muitas coisas boas para a economia podem ter efeito negativo para a saúde ou Natureza.
f. A felicidade e a satisfação não dependem do dinheiro, mas de como se sabe viver a vida.

6. Fé: Acreditar que a Natureza cuida daqueles que acreditam

a. Quando eu dou um passo errado e me machuco percebo o quanto à Natureza é exigente e não me perdoa nem em detalhes tão simples como a gravidade.
b. Como cheguei aqui é irrelevante porque a Natureza não escreve livros e nem tem filmadora, mas tem feito tudo direitinho.
c. Para onde vou vai depender da minha vida para passar a minha semente para frente.
d. Toda vida é preciosa e poderei viver até o fim se respeitar a Natureza que cuida de mim a cada segundo da minha respiração, pelo ar que respiro e um coração contente que não para de bater.
e. O objetivo da vida é resolver problemas e eles mudam à medida que o homem muda de estilo de vida.

7. Amém

Elson Silva, Ph. D.
Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 838
Parque São Quirino
CEP 13088-300 - Campinas - SP - Brazil
Phone 55 *19 3256-7265
Email: el_silva@uol.com.br

Nenhum comentário: