domingo, 25 de novembro de 2007

Entendendo a Frutificação Pública

Ontem eu estava conversando com um amigo sobre as frutas na área pública como um mecanismo de combate à obesidade futura. Ele relatou o seguinte:

O pai dele passou três anos cuidando de três mudas de manga que plantou na praça em frente a sua casa.

Isto é um fato interessante que reflete sobre as pessoas do campo que migraram para a cidade e sentem falta das fruteiras e acabam plantando e cultivando algumas em áreas públicas.

Comentei ao meu amigo que as árvores frutíferas em áreas públicas representam no futuro como uma alternativa importante provedora de alimentos saudáveis no combate a obesidade mundial que se alastra e cada vez mais e coloca a vida do homem em desequilíbrio com a natureza. Toda a área pública poderá ser convertida para plantas que produzam algo
comestível e aproveitável na alimentação humana.

Analogia na Criação e Solução de Problemas Humanos:

Por volta dos anos 70 e 80 o índice de amamentação infantil nos EUA teve próximo de zero. Com o advento do câncer de mamas as mulheres aprenderam que os seios foram criados pela natureza para produzir leite para humanos recém nascidos. Então, para evitar o câncer das mamas, agora as mulheres estão entendendo a importância de usar as mamas para os
objetivos básicos que a natureza criou. Então os problemas aparecem e com o amadurecimento e entendimento as soluções mais coerentes acabam sendo adotadas.

Obesidade Alarmante:

A obesidade esta crescendo e atingindo todas as camadas da população a nível mundial. A medida que a situação se complicar mais, as soluções mais viáveis serão discutidas e provavelmente adotadas. A medida em que a obesidade se acentua, mais pressão e atenção vão aparecer em busca de soluções viáveis.

A Frutificação Pública é um processo em andamento fácil de ser observado. Mas está em estado aparentemente dormente e que poderá facilmente atingir maiores proporções a medida que houver necessidade e reconhecimento da sua importância e efeitos benéficos.

A medida em que a Frutificação Pública frutificar deverei criar uma infra-estrutura de suporte, apoio, e acompanhamento para que os frutos sejam sempre abundantes e bem vindos.

O objetivo é bem simples, aumentar os frutos comestíveis em áreas públicas como mecanismo de redução da obesidade e também seqüestro de CO2.

‘Quem planta colhe e a natureza sempre ajuda aqueles que se ajudam.’

Saudações ambientais,

Elson


Elson Silva, PhD
Av. Dr. Julio Soares de Arruda, 838
Parque São Quirino
13088-300 Campinas, SP, Brazil
Phone 55 *19 3256-7265
Email: HYPERLINK "mailto:el_silva@uol.com.br"el_silva@uol.com.br
HYPERLINK
"http://frutificacaopublica.blogspot.com/"http://frutificacaopublica.blogspot.com/

Nenhum comentário: