segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Natureza

Natureza

Para atingir algum objetivo pleno precisa ter muita coerência e praticidade dentro de resultados possíveis e ao alcance da maioria.

Começar com nomes simples, como por exemplo:

Preservando a minha Natureza.

Temos que compreender a importância da ciência e tecnologia afetando o homem e o meio ambiente.

Primeiro temos que entender que o conhecimento não pode ser destruído e muitos inventos importantes têm moldado a vida do homem.

A lamparina, por exemplo, foi inventada há uns 70.000 mil anos e desde então o homem tem aprendido a dominar o fogo e iluminar o seu anoitecer.

Até hoje ainda tem uso e tornou o nosso anoitece mais brilhante.

Não podemos rejeitar a vida moderna se ela não afetar o equilíbrio da nossa existência. Não há necessidade de se livrar dos eletrodomésticos, basta usá-los com moderação e coerência. Eu gosto muito da alta tecnologia, mas nem por isso deixo de fazer uma boa manutenção no meu
corpo e cuidar da minha alimentação.

No meu mestrado em 1984 eu usei uma máquina de escrever elétrica e levava uma semana para digitar uma versão. Em 1996 no meu PhD eu tive os meus próprios computadores que imprimiam uma versão da minha dissertação em uma hora em impressão laser e colorida.

Hoje um pendrive de 4 Gb tem mas memória do que os 4 discos rígidos do computador do meu doutorado. Um pendrive de 1 Gb pode conter até 20,000 páginas de texto do Word. A tecnologia da informação está começando a economizar papel.

Temos sempre que perguntar:

Isto realmente é bom para a minha natureza?

Fumar:
Será que os meus pulmões foram feitos para encher de fumaça?
Silicone:
Será que os seios foram feitos para colocar silicone ou para produzir leite para crianças?
Leite:
Será que leite é realmente bom para adultos?
Alimento:
Qual o melhor alimento para o homem?
Atividade física:
Será que preciso manter a minha musculatura em boa forma física
Peso corporal:
Será que devo manter um corpo leve e fácil de se mover por ai visto que a comida esta tão fácil e não vai desaparecer.
Álcool:
Será que a minha fisiologia foi desenvolvida ingerindo álcool?
Talvez o álcool seja bom para a economia e não para a minha saúde.

E assim sucessivamente em busca do equilíbrio e das melhores respostas que irão mudar com o tempo a medida que a tecnologia evolui e também a nossa compreensão dos efeitos no nosso dia a dia . . .

A vida humana tem o seu ritmo e o melhor que podemos fazer é evoluir preservando as nossas funções básicas de sobrevivência entendendo o quanto a vida moderna nos afeta e o que precisamos fazer para assegurar o equilíbrio da nossa natureza pois há uma longa caminhada pela frente.

Elson Silva

Nenhum comentário: