segunda-feira, 19 de novembro de 2007

FRUTIFICAÇÃO PÚBLICA

Serrano,

Proposta aceita! (Frutificação Pública?)

Isto é um projeto que precisa mudar a realidade brasileira em 30 a 50 anos.

{Quando postei a mensagem entitulada ALIMENTOS URBANOS estava fincando um estaca de referência para interagir com o Elson - no que já aproveito para convidá-lo a ser parceiro na empreitada.]

Talvez possamos usar mais o poder da linguagem e explorar melhor alternativas mais eficientes e de mais impacto para trazer resultados expressivos.

Temos que usar concepções fortes com etimologia de peso para mudanças estratégicas. A vantagem em começar forte é que podemos triunfar aqui e também lá fora, mostrando processos de tomada de decisões com princípios coerentes para funcionar e trazer resultados positivos.

Existe a conotação de área rural e área urbana. Quando as cidades se expandem e encompassam a área rural se chamam urbanização rural. Mas queremos o oposto, que a área agrícola invade a cidade, fazendo com que as plantas da cidade sejam mais produtivas e comestíveis. Então, a
arborização urbana assume um papel ainda mais fundamental na produção de frutos comestíveis.

Talvez, RURALIZAÇÃO URBANA ou simplesmente FRUTIFICAÇÃO PÚBLICA

A idéia de Frutificação Pública é mais abrangente se criando a idéia de que áreas públicas ficam mais exportas a liberdade de fazer proliferar plantas que possam produzir comida para o homem. Isto incluiria calçadas, praças, estradas, praias, reservas, parques, etc. Toda a área
que não for privada.

Frutificação Pública também sugere outros significados associados com o sucesso no sentido de frutificar ou proliferar.

A concepção básica seria bem simples:

Na frente da minha casa tem duas árvores castanholas, se os frutos fossem comestíveis poderiam ser aproveitados em vez de virarem compostos orgânicos como as folhas. Se fossem duas mangueiras que me dessem 100 kg de mangas, eu poderia aliviar a minha necessidade de 10 kg de arroz ou trigo no supermercado. O efeito seria sempre o mesmo independentemente
de quem consome as frutas na frente da minha casa.

A medida em que a idéia se propaga e as frutas e outros alimentos comestíveis aumentam nas áreas públicas o Brasil se transforma num grande pomar rico em frutas tropicais reduzindo o consumo de comidas industrializadas, fast-food, controlando a obesidade e dando um senso de
melhor harmonia com a natureza. Estaria reduzindo a pressão da área agrícola para produção de comida que poderá voltar a reflorestamento e produção de produtos energéticos importantes com o final dos combustíveis fósseis em 100 a 200 anos.

Neste caso a idéia de área rural e área urbana perdem seus sentidos natos e o homem deixaria de migrar para as cidades onde a vida não seria muito diferente do campo.

O passo inicial é bem simples, divulgar a idéia e aumentar o número de frutíferas nas arborizações publicas bem como trazer na frente à bandeira do combate a obesidade e aumento de alimentos saudáveis para o homem.

Certamente uma certa conscientização pública vai ajudar a educar sobre o uso racional das frutíferas em áreas públicas, bem como a sua valorização e cuidados.

A conseqüência da obesidade tanto em gastos públicos quanto em perda do bem estar social sobrepõe qualquer dificuldade ocasional ou localizada na viabilização da Frutificação Pública.

Tenho centenas de artigos pelo mundo discutindo os agravantes da obesidade. Nem os franceses com os seus hábitos alimentares milenares estão conseguindo resistir ao aumento crescente da obesidade. Na França cerca de 21% das pessoas estão obesas e cerca de 42% estão com excesso
de peso. Embora, bem atrás dos Americanos, mas se igualando aos brasileiros, com índices alarmantes e crescentes.

O importante é tem em mente que já existem algumas árvores frutíferas em áreas públicas. O objetivo seria aumentar cada vez mais estes números.

Esclarecimento nutricionais:

Caloria = quantidade de energia para elevar a temperatura de 1 g de água de 14,5 para 15,5 C.

O único alimento não calórico é a água pura. A medida em que se adicionam compostos orgânicos o índice de energia aumenta. Água mineral é o único alimento não calórico que o supermercado vende. Os outros podem ser chamados de dietéticos por usarem adoçantes artificiais ou terem baixos valore calóricos.

Alimento não calórico é mais uma idéia de marketing do que nutrição.

As frutas são baixas em calorias por causa da enorme quantidade de água, mesmo o abacate, castanhas e outras frutas ricas em gordura vegetal.

Engordar ou emagrecer é uma resultante do balanço calórico. Quando se ingere energia mais do que o necessário o corpo armazena como gordura e a balança acusa a mudança. Quando se gasta mais energia do que a ingerida, o corpo começa a queimar as reservas, e a balança começa a
mostrar redução de massa corporal.

As pessoas que estão em processo de perder peso precisam aprender sobre a fisiologia do tecido adiposo que não gosta de fazer citólise (destruição das células gordurosas) tão rapidamente e substitui a gordura perdida por água nas células adiposas, fazendo com que a balança não responda tão rápido. Perdendo meio quilo por mês dá tempo para aprender a se alimentar e chegar no peso ideal com segurança em meses ou anos.

Qualquer pessoa pode engordar comendo mangas e bananas ou emagrecer comendo bacon, porque isto vai depender da quantidade diária ingerida de cada tipo de alimento e a necessidade nutricional diária.

Serrano, segue em anexo uma versão atualizada dos Mandamentos da Lei da Natureza, deve estar bem próximo de uma versão final necessitando apenas alguns pequenos retoques. Use e abuse.

Abraços

Elson

Nenhum comentário: