sexta-feira, 30 de novembro de 2007

DISCUSSÕES HARMÔNICAS

A harmonia das discussões reside na evolução do processo aprendendo a interagir em grupo observando as nuances da dinâmica onde não existem regras explicitas em ganhar ou perder, mas o fato de poder contribuir com idéias que promovem o bem estar coletivo, sabendo ouvir com sabedoria e expor idéias com solidez e lógica.

A evolução do saber acompanha o tempo que a vida molda. Nos meus primeiros anos de escola aprendi a ler as linhas. Na faculdade aprendi que pode haver muita informação entre as linhas. No mestrado e doutorado aprendi tudo isto de novo em outras línguas, mas aprendi também que
existem informações evidentes embora não escritas, ou faltantes, e também que muita informações podem ser desprovidas de um significado contextual.

"O processo é tão sutil que aqueles que me atacam acirradamente podem estar ajudando mais ainda do que os que caladamente me apóiam. A aceitação passiva deixa os fatos tomarem seus rumos, mas as forças contrárias criam turbilhões para que os acontecimentos se antecipem".

Algumas pessoas somente conseguem enxergar alguns centímetros na frente do nariz. Aprendi a ver o mundo de cima das laranjeiras olhando para o passado muito longínquo, e para um futuro ainda amadurecendo. Há processos analíticos complexos para extrair conhecimento profundo de
processos dinâmicos. A Natureza é dona da verdade que são muitas e as melhores e mais promissoras vão sobreviver os processos erosivos do tempo.

A ignorância fraca e infundada representa uma barreira tão fácil de ser transposta pela coerência robusta e inexorável, desta forma ganha impulsos crescentes para galgar fronteiras longínquas e desafios audazes.

Concordo que muitos brasileiros estão passando fome. Fome no sentido da vontade de comer porque o nosso apetite sempre está aceso e muitos destes famintos são obesos que estão sendo estimulados para comer ainda mais por um apetite que foi criado para um ser humano vivente em ambiente escasso de comida e exigente de muito trabalho muscular para caçar e fugir dos predadores.

Dados estatísticos do IBGE mostraram que para cada mulher subnutrida existem outras oito obesas e para o homem subnutrido existem 14 obesos. Por isso que o programa FOME ZERO não surtiu o efeito nutricional esperado.

Quando lemos as informações temos que ter em mente que a tal da 'liberdade de expressão' pertence a uma indústria da mídia que visa resultados lucrativos. Lamentavelmente, por questões inerentes a tragédia e a corrupção, assim como a degradação geral do homem, tem mais mercado na mídia do que as boas ações e fatos que engrandecem a comunidade. A foto de uma criança subnutrida na Etiópia atrai muito mais atenção do que um obeso nos EUA. Não é difícil de provar que o problema nutricional Americano é bem maior do que o Etíope e mais difícil de ser resolvido.

Antes achávamos que o problema brasileiro era a ditadura. Não se podia reclamar. Hoje temos toda a liberdade para reclamar, mas os problemas não são resolvidos e o país piora cada vez mais em uma democracia cara e ineficiente. Aqueles que eram contra o governo hoje estão no poder e
fazem as mesmas coisas erradas mutilando uma estrutura pública. Os contrários de hoje serão os governantes de amanhã.

Na Motorola em Campinas existem, como nos bancos, portas detectoras de metais para coibir o roubo de cerca de 5.000 funcionários. Os funcionários roubam da própria empresa. Será que podemos colocar a culpa no governo e dizer que o governo não conseguiu moldar um cidadão
honesto. Uma comissão de chineses em visita a Motorola ficaram impressionados com as portas detectoras de metais que não existem na China.

A minha conclusão é que temos uma herança cultural a ser moldada para a honestidade visto que uma minoria consegue estragar um país tão grande e induzir uma má distribuição de rendas. Gente pobre e ignorante da roça não faz parte no sistema de distribuição de rendas.

Não estou nesta rede há três anos, e nem conseguiria ficar aqui tanto tempo calado sem fazer as minhas contribuições que espero que tenham laços básicos para ajudar o meu país que tanto precisa.

A Frutificação Pública vai crescer e atingir os seus objetivos. Não porque eu comecei, mas porque o Brasil precisa de novos rumos e muitas pessoas inteligentes e talentosas que vão se unir para levar uma idéia avante em beneficio de todos.

Quem plantar vai colher e vai cuidar para que os frutos sejam compartilhados entre aqueles que sonham em ter vidas dignas e que ajudaram a plantar.

Saudações Frutíferas,

Elson

Elson Silva, PhD
Av. Dr. Julio Soares de Arruda, 838
Parque São Quirino
13088-300 Campinas, SP, Brazil
Phone 55 *19 3256-7265
Email: el_silva@uol.com.br
http://frutificacaopublica.blogspot.com/

Nenhum comentário: