domingo, 25 de novembro de 2007

JUNTANDO FORÇAS

A obesidade poder ser resolvida pela educação ambiental e também pela ajuda da medicina, mas as pessoas magras que se alimentarem adequadamente com muitas frutas e verduras e também mantendo praticas de atividade física permanecerão magras evitando a ocorrência do problema.

No meu Mestrado na UFRGS em Nutrição Animal finalizado em 1984 aprendi a alimentar os animais domésticos adequadamente.

Mas, em 1994 no meu PhD em solos é que aprendi mais sobre a dinâmica do problema quando apresentei uma seminário no Departamento de Agronomia da Pennsylvania State University sobre a dinâmica dos nutrientes desde a produção agrícola até a nutrição humana. Foi então que observei o quanto alimentamos com perfeição aqueles animais que se tornarão comida para
nós e quanto nos comemos mal.

Nutricionistas como eu cuidam da nutrição dos animais domésticos, mas a nutrição humana não tem nenhum nutricionista, mas pessoal da área de negócios produzindo todos os tipos de alimentos que os humanos possam comprar e consumir.

Este seminário apresentado em 1994 virou um artigo de Revista Ciência e Cultura que foi discutido pelo Editor e um gráfico meu foi para a capa, 51(2);81-87 1999.

FRUTIFICAÇÃO PÚBLICA já tem cinco adeptos que é a minha família e nenhum deles tem problema de excesso de peso. Nos últimos dois anos tenho aumentado muito o consumo de frutas quando descobri que podia adquirir frutas em quantidade pagando entre 20 e 30% do valor de mercado nas promoções de venda no final da validade das frutas. Tenho conseguido
manter os meus três filhos ávidos consumidores de frutas e com peso corporal ideal para as suas idades. A minha geladeira sempre tem 5 a 10 tipos de frutas para consumo a vontade.

No último ano também passei a comer somente frutas no meu jantar, trocando o sódio pelo potássio, enriquecendo os meus intestinos com mais vitaminas e fibras naturais. Comer bananas a 0.49$/kg em vez de pão a 6.00$/kg é muito mais vantajoso não somente em termos econômicos, mas também nutricionais.

Eu acredito que cada problema possui uma dinâmica própria para a sua solução. Já existem muitas árvores frutíferas nas áreas publicas com um determinado grau de aproveitamento pela sociedade.

Eu tenho uma empresa nos Estados Unidos, a Tubarc Technologies, LLC e três patentes aprovadas com validade para os próximos 20 anos (US 6,766,817, 6,918,404 e 7,066,586). Assim que os royalties começaram a serem pagos deverei fazer algum investimento no Brasil e será um prazer aplicar em alguma coisa de beneficio social. Nunca faço promessas, mas existe o potencial.

Até que os recursos financeiros sejam carreados ficam as opções de divulgação tanto no Brasil quanto no exterior para que as parcerias comecem a serem formadas. Assim como resolvi os meus problemas ao meu redor, fica a disposição para que outros comecem a absorver a idéia e
passar adiante.

A Educação Ambiental tem muito a fazer e a se beneficiar à medida que reconhece a abrangência da sua atuação.

Acredito que o reconhecimento das frutas e a sua aceitação já é alta nos diversos setores sociais. Mas, as pessoas somente precisam ligar a idéia de ter mais frutas na área pública e o potencial que isto representa no combate a obesidade epidêmica crescente e o bem estar nutricional de
todos que as consomem.

Este não é um projeto para falhar, afinal de contas o homem vem comendo frutas por milhões de anos e não vai parar, precisa aumentar cada vez mais.

FRUTIFICAÇÃO PÚBLICA é apenas um projeto para crescer à medida que for reconhecida a sua importância beneficiando mais pessoas e corrigindo os problemas da distorção da nutrição humana.

Há um velho provérbio que diz: 'Quem planta colhe'.

Então quem se envolver com certeza se beneficiará, de uma maneira ou de outra.

' O objetivo é transformar o Brasil num grande pomar tropical'

Vou fazer o que estiver ao meu alcance para juntar forças políticas, institucionais, técnicas, cientificas, etc.

O meu sucesso vai aumentar à medida que mais pessoas quiserem ser bem
sucedidas.

Abraços,

Elson Silva, PhD
Av. Dr. Julio Soares de Arruda, 838
Parque São Quirino
13088-300 Campinas, SP, Brazil
Phone 55 *19 3256-7265
Email: el_silva@uol.com.br
http://www.tubarc.com
http://tubarc.blogspot.com/

Nenhum comentário: