domingo, 2 de dezembro de 2007

Campinas Frutifica Ainda Mais

“vou vencer pelo capricho”. Laurival Antonioli revela que seu sonho é viver tempo suficiente para ver as árvores bem grandes e as frutíferas, carregadas.

Responsabilidade Ambiental: Área Pública Vira Jardim Em Campinas

"http://www.clicnews.com.br/geral/view.htm?id=66439"http://www.clicnews.com.br/geral/view.htm?id=66439

Mais de 200 mudas de árvores, inclusive com variedades frutíferas, foram semeadas na praça Angelina Caselatto Antonioli, por iniciativa do supermercado Barão.

Se basta um sombra de árvore para alegrar nosso dia, imagine uma praça inteira, com cerca de 200 mudas plantadas (só de pau-brasil tem 20), das mais variadas espécies e com árvores frutíferas. parece até uma tarefa complicada, mas cuidar deste grande jardim é uma paixão para Laurival Antonioli, 62, sócio dos supermercados Barão, de Campinas.

Com apoio da diretoria do Barão, Laurival passou a dedicar parte de seu tempo à praça que está localizada à avenida Santa Isabel, altura do número 1616, no distrito de Barão Geraldo. é ele quem prepara a terra, planta, rega e cultiva, com muita paciência, as diversas variedades que
lá estão.
Há três anos ele vem fazendo este trabalho e o motivo Laurival explica: “prazer”. para ele, o momento dedicado à jardinagem é um período de reflexão e relaxamento. “sempre gostei de cultivá-las, é uma boa escolha para cuidar da alma”, afirma.

Laurival tem uma relação das espécies já semeadas, entre elas está o pau-brasil, ipê, jacarandá, cedro, quaresmeira, araucária e muitas outras. além dessas árvores, também podemos encontrar, “na praça do sr. Laurival”, pés de caqui, acerola, mamão, pinha, banana, amora e mais uma
infinidade de sabores da terra, que pelas contas de Laurival já somam 26 tipos de frutas. a amoreira, por exemplo, está carregada para quem quiser passar, por lá, e provar.

Foi o que fez Rosimeire Oliveira, 38, e seu filhinho José Vitor, 4. ao ver tantas amoras, rosimeire decidiu levar o filho para provar as frutas, talvez, as preferidas de José Vitor que não titubeia em tirar do pé e comer no mesmo minuto. “Acho muito bom ter um espaço como este, valoriza nosso bairro e nossa praça”, ressalta a dona de casa, que em respeito aos vizinhos, pega apenas algumas amoras e come ali mesmo, sem levar para casa, apenas para experimentar, assim, segundo ela, todos podem provar. “É um bem para nós moradores e por isso, precisamos
preservar”.

Atitude que deixa Laurival bastante feliz, pois sua maior preocupação está na recuperação de mudas danificadas por algumas pessoas que passam pela praça, mas ainda não se conscientizaram da importância dessas árvores para a comunidade e, algumas vezes, quebram as mudas, impedindo seu crescimento. “É a minoria, mas temos perda de 20% das árvores
plantadas”, diz. De qualquer maneira, Laurival avisa: “vou vencer pelo capricho”.
Laurival Antonioli revela que seu sonho é viver tempo suficiente para ver as árvores bem grandes e as frutíferas, carregadas.

Algumas espécies plantadas por Laurival pau-brasil, mogno, ipê, jacarandá mimoso, salgueiro chorão, olho-de-cabra, cedro, peroba, quaresmeira, eucalipto perfumado, pupunheira, palmeira, pata de vaca, oliveira, araucária, sapucaia.

Algumas árvores frutíferas caqui, jabuticaba, jaca, tamarindo, uva japonesa, jatobá, ameixa,
bolotas (fruto do carvalho), lichia, jambo, amora, graviola, pinha, mamão, marmelo, goiaba, pitanga, manga, acerola, abio, pequi, coco pupunha, coco.

Quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Fonte: Aline Monteiro Brito
aline@hintze.com.br"aline@hintze.com.br

Elson Silva, PhD
Av. Dr. Julio Soares de Arruda, 838
Parque São Quirino
13088-300 Campinas, SP, Brazil
Phone 55 *19 3256-7265
el_silva@uol.com.br

2 comentários:

JASSO disse...

parabens meu tio ,,,,

JASSO disse...

tive o prazer de conhecer o quintal do supermercado barão , feito com amor ,,,, pena que estamos no final , abraços !