sábado, 1 de dezembro de 2007

BH Pomar / Frutificando em MG

Frutas
Belo Horizonte pode se transformar, ainda, num pomar, com milhares de árvores frutíferas espalhadas pelas principais ruas e avenidas. O projeto está sendo avaliado pelos vereadores e tem como objetivo dar mais colorido e sabor à metrópole. O texto diz que, quando uma árvore
for derrubada por força da natureza ou suprimida pela prefeitura, independentemente do motivo, a administração deve plantar uma espécie frutífera no local. A matéria não especifica quais exemplares vão ocupar os passeios, canteiros e jardins do município, o que somente será
definido, se sancionada pelo prefeito Fernando Pimentel (PT), e pelas secretarias de Meio Ambiente e de Regulação Urbana.
A proposta já é conhecida como Programa BH Pomar. A autora do texto, vereadora Neuzinha Santos (PT), diz que o projeto também tem como intenção "melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e o ecossistema da capital, visando o desenvolvimento de uma consciência ecológica urbana e proteção ao meio ambiente". O BH Pomar determina à prefeitura o incentivo atividades voltadas para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
A idéia recebe o apoio de moradores, mas eles chamam atenção para a necessidade de critérios na escolha das espécies. "Não se pode plantar uma árvore com fruto imenso, como jaca, em qualquer lugar", adverte o lavrador Geraldo Ribeiro, de 38 anos. Ele lembra que na Avenida Alfredo Balena, em frente ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, as imensas mangueiras costumam pregar armadilhas no fim de ano, época em que várias mangas caem sobre carros e pedestres. De qualquer forma, pelo menos 186 árvores frutíferas seriam plantadas só na região Centro-Sul em alguns meses. O número tem como base a pesquisa da Cemig e da UFV.

http://www.amda.org.br/base/sp-nw?nid=813"http://www.amda.org.br/base/sp-nw?nid=813

Nenhum comentário: