sábado, 1 de dezembro de 2007

Rio Claro frutificando

Árvores frutíferas aguçam olhares e paladares

Impossível andar pelas ruas e não perceber a variedade de espécies frutíferas

Comente esta notícia!

(Da Redação) - É praticamente impossível andar por Rio Claro e não perceber a diversidade das espécies de árvores frutíferas, tanto nas ruas quanto nos quintais de residências. Pode-se dizer que o município é abençoado por ter em plenas calçadas e praças pés de jaca, manga, pitanga, figo e muitas outras que atraem a atenção de todos. De acordo com a nutricionista Daniela Bandeira Casagrande, mesmo sendo tentador passar por uma dessas espécies e não querer ingerir uma das frutas, é preciso atenção.
"Nunca se sabe se há substâncias tóxicas nas árvores. Já ouvi casos de pessoas que colocaram veneno no pé da árvore por pura maldade, para ninguém poder comer a fruta. Mas, se a pessoa souber a procedência e conhecer quem cuida, não há problema, desde que a limpe", aconselha.
Segundo Daniela, as frutas possuem alto teor de água em sua composição, às vezes chegando a até 90%, como no caso da melancia. Durante o verão, essa quantidade de água contribui para repor a perda de líquidos através do suor.
Além de vitaminas, algumas frutas também costumam estar associadas a algum tipo de mito, como é o caso da manga, excelente fonte de vitamina A. Os mais antigos diziam que ingerir manga com leite poderia até levar à morte.
"Na verdade, o leite é indigesto e não a manga. Algumas coisas não caem bem à noite e o horário também pode tornar o alimento indigesto. A manga é calórica e leva mais tempo para fazer a digestão, somada às calorias do leite, fica pior, mas não mata. Para quem gosta, o ideal seria tomar a mistura durante o dia", desmistifica Daniela.
A pitangueira, outra espécie muita encontrada nas ruas de Rio Claro, também possui frutas ricas em vitamina A. Esta vitamina costuma estar presente nas frutas de coloração alaranjada ou avermelhada, como pêssego, mamão, caqui e melancia.
"As frutas também apresentam um teor elevado de fibras que desempenham um papel importante no organismo, estimulando as funções intestinais, além de promoverem sensação de saciedade por um período mais prolongado", enfatiza a nutricionista.
Segundo Daniela, as frutas cítricas são ricas em vitamina C, como é o caso da laranja, acabaxi, acerola, morango, kiwi e caju. A jabuticaba é rica em vitamina C e combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento. A jaca é fonte de fibras e é boa para problemas intestinais.

http://jornalcidade.uol.com.br/site/paginas.php?id=18247"http://jornalcidade.uol.com.br/site/paginas.php?id=18247

Elson Silva, PhD
Av. Dr. Julio Soares de Arruda, 838
Parque São Quirino
13088-300 Campinas, SP, Brazil
Phone 55 *19 3256-7265
el_silva@uol.com.br

http://frutificacaopublica.blogspot.com/

Nenhum comentário: